1. O Pensamento em Devir: A Filosofia no Cinema
Nº Cadastro PROEX/UVA: 0132/2012
Descrição: O projeto de extensão O PENSAMENTO EM DEVIR: A FILOSOFIA NO CINEMA pretende apresentar a intrínseca relação que há entre cinema e filosofia, e como a mesma pode ser um recurso didático efetivo na comunicação da filosofia e ao convite ao filosofar. Diante da realidade atual de nossa sociedade, a reflexão filosófica se faz cada vez mais presente, não só por parte do professores, mas principalmente dos alunos que começam a pensar sobre a mesma. Nessa perspectiva, o projeto de extensão busca produzir conhecimento sobre as potencialidades didáticas de cenas de filmes nas aulas de Filosofia do Ensino Médio e em outros espaços/instituições em que a cultura e a atividade filosófica tenham oportunidade de se efetivar. Não objetivamos realizar uma mostra de cinema, ou um atividade de exposição de filmes seguida de debates, mas a extração pontual de cenas que contribuam com a exposição realizada pelo professor de filosofia em suas aulas. Por isso compreenderemos o cinema como um recurso didático, no qual o professor poderá apresentar em um momento de sua exposição uma questão ou teoria filosófica aos alunos, como forma de auxiliá-los a adentrar o tema proposto pela aula.
Situação: Em andamento.
Bolsistas do Programa Bolsa Universidade – PBU/UVA:
- (2014-2015) Carla Pedro da Costa: http://lattes.cnpq.br/9347173629859937
- (2014-2015) Flaviana Freire Melo: http://lattes.cnpq.br/7839863723541280
Demonstração da proposta
Como demonstração do potencial didático do cinema, apresentamos abaixo algumas cenas selecionadas pela equipe do projeto extraídas da trilogia “Matrix”. Luz, Câmera, Filosofia!!!
CENA 1
CENA 2
CENA 3
CENA 4
CENA 5
CENA 6
Argumento
Cada uma dessas cenas apresenta um debate vinculado a uma questão ou problema debatido no decorrer da historia da filosofia: Lógica, Metafisica, Ética, Estética etc., praticamente qualquer tema filosófico pode ser debatido de forma mais contextualizada pelo professor através de uma cena. O cinema pode ser o “gatilho” de uma reação em cadeia que findará por trazer os discentes para “dentro” da reflexão filosófica.
Então, por que não incorporar esse potencial didático que o cinema tem em nossas aulas?
Eis o que nos propomos.